quinta-feira, 17 de abril de 2008

Ontem, fomos aos Precários. 2º Encontros Mal Empregados

"2º Encontros Mal Empregados"

A antiga Pensão Portugal situada na Rua das Montras, por cortesia do Sr. Alberto Pereira, abriu de novo as suas portas no passado dia 16 de Abril, desta vez para receber o "2º Encontros Mal Empregados". Este encontro visou discutir a precariedade no emprego e foi uma forma do movimento MayDay e da Associação para a Cidadania - Conselho da Cidade das Caldas da Rainha, promoverem o debate sobre uma situação emergente que atinge mais de um quarto da população em Portugal a trabalhar num regime precário de recibos verdes e em condições socialmente injustas, dando-se continuidade aos encontros/debates que se iniciaram o ano passado em Caldas da Rainha.

O encontro contou com a prestável colaboração do advogado Rui Tibério e Tiago Gillot, e para além do debate, os participantes puderam desfrutar de vários petiscos, ao som dos músicos de intervenção Diana e Pedro.

As portas da antiga Pensão Portugal foram abertas às dezoito horas, tal como estava divulgado, mas a maior parte dos participantes, cerca de três dezenas de pessoas, apenas começaram a chegar depois das dezanove horas.

A conversa entre os presentes decorreu de um modo informal, com o relato de experiências, a troca de informações e o debate de ideias. Os representantes do MayDay deram a conhecer as actividades que as organizações contra a precariedade no emprego têm promovido e apresentaram alguns dados úteis e importantes sobre a precariedade em Portugal. E porque se pretendeu apontar algumas orientações práticas, referiu-se que é muito importante o esforço de todos e que esse esforço passa pelo contributo e/ou participação em actividades, encontros e acções de rua, de modo a se concentrarem esforços e dar-se mais força à voz colectiva contra as condições de precariedade no emprego.

A este propósito, o MyDay divulgou que no próximo dia 1 de Maio se vai realizar em Lisboa a parada Precária e a Associação para a Cidadania considerou muito importante, porque é um acto de cidadania, continuar a promover iniciativas que contribuam para a resolução deste problema.

A actuação dos músicos Diana e Pedro animou o encontro, não só pela criatividade musical mas também pela força inspiradora dos seus textos críticos.

Por volta da meia-noite, a antiga Pensão Portugal encerrou as suas portas, ficando a ideia de que as nossas convicções saíram reforçadas e que no dia seguinte, todos iríamos continuar a dar o nosso esforço para esta causa.

Endereços úteis para divulgar, consultar todos os dias e onde podemos dar o nosso contributo:

Associação para a Cidadania - Conselho da Cidade das Caldas da Rainha: http://ccid-cr.blogspot.com

F.E.R.V.E.: http://fartosdestesrecibosverdes.blogspot.com

MayDay: http://www.maydaylisboa.net

Precários Inflexíveis: http://precariosinflexiveis.blogspot.com

Associação para a Cidadania - Conselho da Cidade das Caldas da Rainha


Sem comentários: