quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Proposta do CC para o orçamento participativo



ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

Saudando a decisão da Câmara Municipal de possibilitar, agora, aos cidadãos do Concelho a apresentação de propostas a incluir no Orçamento da Câmara para 2013 (o que só peca por tardio), vem o Conselho da Cidade das Caldas da Rainha dar uma sugestão para a aplicação, no próximo ano, da verba destinada a esta rubrica.


PROPOSTA
Não ignorando o esforço financeiro que, anualmente, é feito em Higiene e Limpeza da cidade das Caldas da Rainha, é um facto que algo mais tem de ser feito para que esta se torne mais aprazível para quem nela vive e para quem a visita. São causas diversas quer pela falta de civismo de cidadãos que mal tratam o espaço público e o património edificado, quer por manifesta insuficiência dos serviços municipais. Deste modo, e tendo como objetivo alterar comportamentos, criar o sentido de responsabilidade individual pelo espaço comum, incutir hábitos de vida saudáveis, fazer com que os habitantes das Caldas da Rainha sintam brio na sua cidade e a partir daí a cuidem; fazer perceber que a higiene comum é um bem cívico, trabalhar os afetos pela cidade acreditando que estes permitem reforçar as relações com o espaço envolvente; construir relações entre as escolas os bairros e a cidade; impedir comportamentos desadequados para evitar que a cidade esteja suja e conspurcada tornando-a acolhedora e onde seja agradável viver, propomos que, até ao limite da verba disponível, sejam levadas a cabo as seguintes ações:

- ACÇÃO CÍVICA junto das escolas e população em geral, com vista a um maior respeito e proteção do espaço público. Seria do maior interesse a constituição de Grupos de Discussão no seio das escolas, concursos, etc.. Fundamental a criação e distribuição de brochuras apelando a um correto comportamento cívico. Ações de marketing positivo (posters autocolantes em sítios com paredes grafitadas, em ruas com lixo no chão, em jardins maltratados, lixo fora dos caixotes, em sítios com dejetos de cães, autocolantes em carros mal estacionados), com o apoio da ESAD e de alunos das escolas secundárias da cidade (cursos de artes e de marketing) ou contratação de uma empresa de marketing e publicidade.

- PAPELEIRAS. São manifestamente insuficientes as papeleiras distribuídas pela cidade pelo que parte da verba deveria ser aplicada na aquisição das necessárias, com colocação de sacos no seu interior para que se mantenham limpas ao serem despejadas.

 - CONTENTORES DO LIXO. Colocação de informação na frente dos contentores apelando a que os sacos neles depositados estejam bem fechados, para que aqueles se mantenham limpos.