domingo, 6 de janeiro de 2008

Para 2008


A Comissão Executiva do Conselho da Cidade deseja a todos os cidadãos um maravilhoso ano de 2008 ainda por vir. Neste início de ano, como no início de qualquer momento nas nossas vidas, é importante fazer um balanço, ponderar o que está por fazer e reflectir tanto sobre o que foi feito, como sobre o que ainda fica por fazer. Como todos os cidadãos e associados sabem, a Comissão Executiva herdou de uma situação um tanto precária no seio do Conselho da Cidade tanto a nível humano, como a nível financeiro, contudo com trabalho para abrir novas perspectivas e o empenho do cidadão caldense para a sua cidadania, com a sua voz nos inúmeros projectos lançados ao acaso de uma conversa, pensamos poder concretizar JUNTOS alguns dos objectivos delineados no Plano de Acção que foi apresentado e aprovado em Assembleia Magna. Este plano de acção encontra-se disponível no blogue do Conselho da Cidade, por correio electrónico ou a simples pedido por correio regular ao seguinte endereço: Conselho da Cidade, Rua dos Bombeiros Voluntários nº2 -1º, 2500-118 Caldas da Rainha.

A Comissão Executiva deseja informar o cidadão caldense que o Conselho da Cidade

- Tem um livro de quotas para facilitar e cobrança das cotas e poder entregar um “recibo” aos associados.

- Elaborou um folheto informativo sobre o Conselho da Cidade e que será distribuído para facilitar a recepção de novos associados.

- Tem um blogue: http://ccid-cr.blogspot.com/ no qual qualquer cidadão pode participar através de comentários, de textos e fotografias que terão de ser enviadas para o seguinte endereço de correio electrónico: conselhocidade@gmail.com ou simplesmente por correio para a sede da Associação para serem transcritos ou digitalizados.

- Lançou um desafio aos pais, educadores, professores e encarregados de educação para incentivarem seus filhos, formandos, alunos a produzirem um cartaz sobre o tema/pergunta: “O que é a cidadania?” Estes serão publicados no blogue e eventualmente expostos numa futura exposição.

Agora é URGENTE! Precisamos de:

- Cidadãos que queiram participar na discussão do PDM. Um requerimento foi feito à Câmara neste sentido e o empenho do cidadão é imprescindível para podermos usufruir de um direito que é nosso!

- Cidadãos que queiram participar na adesão da Câmara das Caldas da Rainha à Agenda 21 Local. A Câmara das Caldas da Rainha sabe pelas reuniões que teve com a Comissão Executiva do Conselho da Cidade o interesse do cidadão em aderir à Agenda 21 Local. Ponto de partida, no quadro de uma estrutura, para uma cidadania participativa e sobretudo para dar voz à voz do cidadão, para que este possa de forma construtiva opinar sobre projectos e decisões que dizem respeito ao seu espaço de vida.

- Cidadãos vigilantes, disponíveis para alertar para situações delicadas em todas as áreas da vida do cidadão: Ambiente, Trabalho, Segurança, Educação, Cultura

- Cidadãos para integrar um grupo de trabalho que se dedica a organizar uma série de sessões/debates sobre a Leitura, a Televisão e a Internet, cujo projecto já está elaborado, com cartaz produzido por um aluno da ESAD, contactos feitos e participações já confirmadas.

- Cidadãos para organizar um encontro em torno das consequências, vestígios, perdas e ganhos do Maio 68 em colaboração com o Instituto Franco-Português.

Que este ano nos traga um ramo de cidadania com as VOSSAS IDEIAS!

A Comissão Executiva do Conselho da Cidade