sábado, 12 de julho de 2008

DESEMPREGO NA REGIÃO, QUE EFEITOS NA COMUNIDADE ?

CARTA ABERTA AOS CIDADÃOS

O Conselho da Cidade Associação para a Cidadania, não pode ficar insensível à alarmante situação de desemprego crescente, que se vive no Concelho, reflexo da situação mais geral que afecta o País.
Esta situação, para além de afectar profundamente a vida familiar de muitas pessoas atingidas pelo desemprego e pela precariedade dos postos de trabalho, está a atingir os principais pilares, raízes, da cidade.
A grave crise que atravessa a indústria cerâmica caldense, que nos últimos anos se tem vindo a agravar, com o progressivo encerramento de unidades fabris, culmina, agora, lamentavelmente, com o encerramento da "SECLA", uma das fábricas mais emblemáticas da cerâmica nacional, a par com a "Bordalo Pinheiro", que, por sua vez, atravessa, também, uma preocupante situação.
De igual modo, a contaminação, por focos poluidores, que impedem o desenvolvimento das actividades pesqueiras, na Lagoa de Óbidos, vem afectar a estabilidade económica de quantos dela dependem, designadamente os mariscadores e pescadores.
Neste contexto as repercussões e o impacto, de todas estas situações, são óbvias, não só na Região, como até a nível nacional, as quais poderiam ter sido evitadas ou minoradas, se os poderes político, económico e empresarial, tivessem tomado as medidas que se impunham a um desenvolvimento estratégico justo e adequado.
Assim, este Conselho da Cidade, solidário com todos os que sofrem directamente este problema, considera que todos nós (cidadãos, poder político e empresários) não podemos cruzar os braços. Há que reagir e, a partir da análise destes fenómenos conjunturais, encontrar alternativas. Convidamos, assim, os trabalhadores, os empresários, e a população da região, bem como todos os intervenientes das instituições cívicas e sociais para as intervenções que iremos em breve tornar público, sob o tema "O DESEMPREGO NA REGIÃO, SEUS EFEITOS NA COMUNIDADE. QUE ESTRATÉGIAS LOCAIS E NACIONAIS.”
CALDAS DA RAINHA, 11 de julho de 2008
Grupo de Trabalho sobre o Desemprego