sábado, 14 de junho de 2008

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Experiências de Cidadania dia 14 de Junho às 15horas


Num momento em que a palavra cidadão parece estar a ser “abafada” ou circunscrita a manobras políticas, é cada vez mais importante relembrar a questão da polis, no sentido em que é o indivíduo que vive e habita num espaço com o qual interage, com o qual vive o quotidiano. Este não se resume às compras no supermercado, aos sobressaltos cíclicos e intermináveis das últimas telenovelas, aos grandes escândalos amorosos, financeiros, políticos das mais mediáticas personagens e daquelas que são inventadas ao sabor do momento, como passatempo para o nosso próprio tédio. O quotidiano é precisamente como e de que forma ainda podemos viver juntos, como podemos ser uns para os outros de forma genuína, espontânea e solidária, sem pequenas artimanhas, sem preconceitos, sem interesses mesquinhos, abstraindo-nos das nossas pequenas querelas para podermos pôr em causa e questionarmos as grandes decisões que acabamos sempre por sofrer sem ter vislumbrado a mínima hipótese de participar.

Todos nós vamos semeando as nossas sementes de cidadão e é neste sentido que o Conselho da Cidade – Associação para a Cidadania – Caldas da Rainha convida todas as cidadãs e cidadãos a partilharem “experiências de cidadania”, Sábado 14 de Junho às 15 horas no Mazagran Café com as MEMÓRIAS DO CIDADÃO JOSÉ DIAS, apresentação do livro publicado pela Editora Afrontamentos na presença do autor José Dias e procurarmos caminhos com a apresentação de "Governo local e Participação: o Caso do Conselho da Cidade de Coimbra" tese de licenciatura de Magda de Andrade Alves, seguido de debate.

Sobre os participantes:

José Dias, nasceu em Braga em 1948, foi dirigente católico, dirigente estudantil, dirigente partidário, técnico sindical, técnico de turismo, assessor político de Jorge Sampaio, dirigente associativo, reside em Coimbra, onde preside ao Conselho da Cidade.

Magda de Andrade Alves, nasceu em França em 1981, veio para Portugal em 2001. Actualmente Mestranda em Sociologia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Foi Investigadora Junior do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra de Março 2007 a Maio 2008. Vice-presidente da não te prives- Grupo de Defesa dos Direitos Sexuais, membro individual do Conselho da Cidade de Coimbra, membro da Comissão organizadora do Congresso Feminista 2008 e membro da associação cívica Pro Urbe.